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Essa é uma dúvida comum de líderes engajados com os resultados da empresa. Afinal, quando temos uma liderança focada no resultado, ela sabe que treinar faz parte do processo.

Mas qual então é a frequência ideal para se treinar a equipe?

Depende.

Varia de acordo com a realidade de cada empresa e segmento. Quanto mais dinâmico for o segmento em que uma empresa está inserida, maior deverá ser a frequência de treinamento do seu time. Muito embora na realidade vemos o contrário.

Estamos sempre correndo e quanto mais correria, menos treinamento. Isso está errado!

 

A desculpa do “estamos sem tempo para treinar o time” é o que compromete a eficiência no processo. Seria o mesmo que uma nação em guerra deixar de treinar seus soldados enquanto durar a guerra. Imagine a catástrofe que aconteceria?

Não é diferente nas empresas.

Se estamos falando de uma equipe operacional, o treinamento tem que ser constante: mensal, quinzenal e até semanal. Conforme for a frequência da mudança, em alguns casos, até diário. A qualidade de um treinamento não é medida pelo tempo de duração, mas pela capacidade de todos executarem o que foi treinado. Por isso treinamento pode durar 30 minutos e ser eficaz.

O erro acontece quando o treinamento é substituído por uma reunião. Se passa a informação, mas não se treina a habilidade. A consequência é que se terão outras reuniões para corrigir algo que não seria necessário se tivesse sido realizado um treinamento apropriado.

 

Respondendo então a questão levantada aqui:

A frequência ideal para treinar sua equipe está diretamente relacionada com a frequência em que se mudam processos, metas e estratégias. Não importa se são mudanças pequenas. Toda mudança em que seja necessário mudanças de atitudes e comportamentos do seu time, precisa ser treinada.

Lembrando que treinamento é divulgar conhecimento e treinar a habilidade. Não é treinamento se o conhecimento é compartilhado, porém não é praticado.

Aproveitando a oportunidade, quando foi a última que sua equipe foi treinada?