Skip to main content

Precisamos voltar a ensinar o básico aos funcionários!

 

Me deparo com muitos problemas comportamentais nas empresas que seriam facilmente resolvidos se as pessoas tivessem conhecimento de etiqueta empresarial.

Talvez você possa pensar que ela esteja em desuso ou que os tempos são outros.

Mas ainda se usa Etiqueta Empresarial?

 

Me permita dar exemplos, que possam embasar essa questão:

Uso de roupas inadequadas para o ambiente profissional, como calças rasgadas, decotes, roupas curtas, regatas, roupas coladas, por exemplo, são reflexos da ausência de etiqueta profissional.

Não diferente da tecnologia, a etiqueta empresarial também precisa ser atualizada de tempos em tempos. Quando me refiro a ela, não estou resgatando aqui hábitos antiquados e que não fazem sentido no século XXI, mas precisamos resgatar esse assunto nas empresas para evitarmos alguns problemas recorrentes.

Falta de etiqueta também causa problemas na comunicação!

 

Erros de português em trocas de e-mails ou mensagens nos meios de comunicação profissionais, algumas quase indecifráveis. Um pouco são reflexos da linguagem na internet. Vemos pessoas de alto nível educacional, que hoje apresentam uma dificuldade de escrita. Sem contar na dificuldade de interpretação de texto, por vezes responsável por conflitos internos e externos (com clientes).

Tem também a postura. Que engloba também a aparência. Principalmente quando falamos de profissionais que atendam o público.

Situação: Jovens (e adultos) que saem durante a semana para um happy hour e às vezes chegam no dia seguinte para trabalhar com a aparência de ressaca ou até mesmo exalando odor de bebida alcoólica, demonstram um descuido muito grande com a postura profissional, talvez até um descaso com a sua função e empresa que representam.

Esse exemplo me lembrou uma ocasião em que acompanhei alguns vendedores em visitas de venda. Em uma dessas visitas, um cliente, de forma discreta, reclamou sobre o cheiro de bebida alcoólica de um desses vendedores e que por isso estava difícil continuar com a conversa. Veja que situação!

Sem regras temos o caos.

 

Vale lembrar que a etiqueta empresarial é um conjunto de regras de comportamento que demonstram que uma pessoa está apta e disposta a conviver naquele grupo. É através dela que mantemos a harmonia do ambiente. Afinal, quando se representa uma empresa, o comportamento de um funcionário pode recair negativamente sobre os demais. No exemplo acima, como você acha que os demais vendedores se sentiram naquela situação?

E a etiqueta não serve para tirar a individualidade das pessoas, pelo contrário, serve para nortear até que ponto refletimos nossa individualidade no nosso comportamento coletivo de grupo de modo a se destacar. Através dela temos respeito e harmonia.

Se em sua empresa você anda recebendo muitas reclamações de clientes ou funcionários. Ou tendo muitos conflitos, reflita se o que está faltando não é tal da etiqueta empresarial.

 

E se quiser uma palestra sobre este tema em sua empresa, fale conosco.