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Sabemos bem que a área de vendas e o financeiro são os “queridinhos” da empresa.

O primeiro, porque traz dinheiro para o negócio. E outro, porque é quem decide para onde este dinheiro vai.

E falou em dinheiro, se pensa obviamente nestes dois departamentos primordialmente.

Sem querer tirar a importância de nenhum outro, irei apresentar razões pelas quais o RH, Recursos Humanos ou Gente & Gestão é o departamento MAIS IMPORTANTE para uma microempresa à SA.

 

Antes disso, vamos elucidar um pouco como este departamento no Brasil, não é devidamente valorizado:

  • Comummente o dinheiro que vai para vendas e marketing é visto como algo que tem retorno, portanto investimento, já para o RH é gasto ou despesa.
  • Existe conferência de vendas nas empresas. Um momento de treinamento, celebração, viagem, premiações da área comercial e vendedores. Alguém já ouviu falar de convenção de RH?
  • Se a reunião é para falar de orçamento, o famoso budget, os gestores vão preparados, com apresentações, planilhas e geralmente aguardam ansiosos por esta reunião. E quando a reunião é do Rh para falar da Pesquisa de Clima e Avaliação de Desempenho? Sempre tem algo mais importante e ficam jogando a data para um dia que ninguém tem “nada” para fazer.
  • Se a empresa precisa reduzir custo, não tem conversa, todo mundo corre atrás. Mas se a empresa precisa melhorar o clima organizacional, esse problema é do RH.

Bem, acredito que já tenha ficado claro que o departamento de Pessoas é frequentemente menosprezado.

E até entendo o porquê disso:

Existe uma cultura muito forte de que a área de vendas é o que move a empresa. “Sem vendas não tem empresa”. E com isso vem o departamento financeiro, “sem uma boa gestão dos recursos a empresa não sobrevive.” E ninguém está aqui para tirar este mérito.

Ao ouvir histórias de empresários que começaram pequeno e hoje se tornaram grandes referências, existe um reforço bem grande de que seu “tino comercial” fez a diferença. De que ter um perfil vendedor, foi o que possibilitou o crescimento da empresa.

Em uma livraria por exemplo, há inúmeros livros de vendas e quantos de pessoas?

Todo mundo precisa saber vender. Mas e entender de Pessoas?

Á área de vendas por exemplo, primeiro estuda técnica de vendas, métodos, sistemas de vendas, mas pouquíssimas investem em entender de PESSOAS. Não me admira que muitas áreas comerciais tenham uma rotatividade absurda de vendedores!

 

O RH veio primeiro

 

Mas veja só, até mesmo a empresa que começou do absoluto nada, como é o caso da Rodonaves, aqui da nossa Ribeirão Preto, o que a tornou o que ela é hoje, não foi o “comercial” ou o “financeiro”, eventualmente sim, mas o grande diferencial foi a PESSOA JOÃO NAVES.

O que tornou a JR Diesel o que é hoje foi a PESSOA GERALDO RUFINO.

A Chilli Beans o que ela é hoje, a PESSOA CAÍTO MAIA.

O Magazine Luiza, a PESSOA LUIZA TRAJANO.

Antes de existir “tino comercial”, estratégia, gestão, existe a pessoa, suas características comportamentais, competências é que fazem a diferença, portanto o RH é primeiro departamento de qualquer empresa, que existe de forma natural, começa pela gestão do dono, depois é delegada a um funcionário, não especializado, contratar ou demitir, até que de fato se estruture a área.

Mas a partir do momento em que esta empresa inicia o RH já está ali.

Quando este dono ou dona, começa a sentir a necessidade de contratação, já tem aí o Recrutamento & Seleção. Quando ele ou ela começa a treinar esta nova pessoa, já temos o Treinamento & Desenvolvimento e aí por diante.

E não diferente de outros departamentos que começam sem uma estrutura profissional adequada, muitos erros são cometidos e depois, com recurso financeiro, é que são corrigidos.

E hoje, temos tantos seminários, palestras, eventos empresariais em que ouvirmos essas histórias reais, mas ainda falta no meu ponto de vista, a devida valorização ao departamento que cuida de Pessoas.

Senhores gestores, lembre-se que: clientes são pessoas e funcionários (vocês) também. Esta área precisa ser mais bem reconhecida e valorizada, inclusive na importância de seus apontamentos, das agendas de reuniões e cronogramas de treinamento.

O fórum econômico mundial já destacou que até 2027 teremos uma lacuna de 20 milhões de empregos, entre os que desaparecerão e serão gerados e a necessidade de treinamento será ainda maior, seja do alto executivo ao chão de fábrica.

E que área ajudará essas pessoas a salvarem seus empregos e as empresas em se manterem em crescimento no mercado? Afinal, sem pessoas adequadas desempenhando, ninguém chega a lugar algum.

Agora é a hora de investir neste departamento.

E se precisar de um Business Partner, a BM Desenvolve está a disposição.